Translate

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Não Viverei Tempo Suficiente

Não viverei tempo suficiente para realizar todos os meus sonhos, afinal, sempre que realizo um faço questão de ter outro. Sou assim, movida pelos sonhos.

Talvez não viva também tempo suficiente para ser perfeita, sem erros, sem devaneios ou para cometer todos os erros do mundo.

O que tento é viver, aproveitar o intervalo entre o nascimento e morte, amar os “meus” (mesmo que ninguém seja de ninguém, alguns a vida me escolheu para presentear, então os considero assim) distribuir o melhor de mim.

Para alguns, o melhor ainda não é o suficiente, mas não, não questiono porque em geral, o que acha que é o seu melhor, não é e possivelmente tenha dificuldade de doar-se ou não tem nada a oferecer para você.

Desacredito que alguém passa nessa vida sem nada a oferecer, acredito que alguns oferecem o melhor de si, outros o pior e a grande maioria um pouco de cada.

Tenho esse pouco de cada, mas procuro deixar o mal para depois, adia-lo, porque acredito que o mundo já tem maldade demais, não precisa da minha.

Boa Samaritana, eu? Não! Nem de perto, nem de longe. Mas se posso te dar um sorriso porque não o farei.

Já fiz pessoas derramarem lágrimas, muitas sorrirem outras nem me perceberem e assim caminha a humanidade.

Nem todo mundo que passa por mim terá significado inesquecível, mas aquelas que se fizeram presentes, mesmo que numa conversa em ponto de ônibus ou em uma na fila do teatro. Aqueles que quiseram compartilhar alguma coisa da sua vida comigo, seu tempo, seu café, com esses eu aprendo algo, absorvo ou dispenso algo e não houve nenhum, ninguém, ser humano e animal também, que eu possa olhar com olhar de desprezo e dizer: Com você eu não tenho nada a aprender, com a vida eu tenho, mas com você não?

Não e que nunca me chegue esse, porque não terei tempo para viver todos os erros da vida, nem todos os acertos, o que me resta é ouvir o outro, aprender, sorrir ou não com as histórias, compartilhar as minhas.

Para alguém não me ensinar nada é sinal que meu coração está fechado, endurecido, que meu orgulho me fez acreditar que sou melhor, por qualquer motivo.


Meu desejo é viver muito, muito mesmo, morrer velhinha, depois dos bisnetos grandes talvez, mas não quero viver um dia desses, um dia sem aprender nada. 

Por Renata

5 comentários:

  1. Ser sensível para aprender é O aprendizado. Lindo texto, Renatinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e por tudo que me ensina sempre.

      Excluir
  2. Como já dizia essa linda frase:
    “Todo homem que encontro é superior a mim em alguma coisa. Por isso, dele sempre aprendo alguma coisa.”
    ― Emerson -
    Obrigada pela lição de hoje Renatinha!

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, querida! que as liços nos carreguem nos braços mesmo que a caminhada seja trôpega!

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, querida! que as liços nos carreguem nos braços mesmo que a caminhada seja trôpega!

    ResponderExcluir