Translate

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Época OnLine

Vivemos em uma época OnLine de ser.

Em uma conversa com uma senhora simpática na fila para pegar o pão em um super mercado citei essa frase e isso rendeu uma loooongaa conversa de 5 minutos, divertida e nostálgica.

Começamos a comparar a nossa forma de viver de anos atrás com a forma de viver dos jovens de hoje na mesma faixa etária.

Quanta diferença é poder ver imediatamente a foto feita no celular e poder decidir qual permanece e qual descartamos. Em nossa época de 15 anos as fotos eram feitas em máquinas fotográficas, com número de fotos pré estabelecido no momento da compra do filme para fotos e tínhamos surpresas, nem sempre agradáveis ao revelar essas fotos.

Nunca imaginei que a frase: na minha época! chegaria tão rápido. Porém não imagina que seria saboroso viver esse momento, de descoberta, reconstrução e nostalgia acompanhada de diversão.

Nem tudo foi bom e ficou longe de ser perfeito, mas o caminho que trilhei foi o mesmo que deu passagem a tantos jovens de hoje que possibilitou direitos, deveres e tantos outros atributos que só o tempo é capaz de trazer.

Penso sobre o fato de que hoje tudo é muito rápido, muito online, muito agora. Uma conversa ou foto não compartilhada no exato momento em que elas acontecem perde a novidade e horas depois já ficou antiga.

Por viver em uma das maiores metrópolis do mundo associo a vida online ao imediatismo, pois vejo e vivo a impaciência, em uma fila de poucos minutos, por uma resposta de uma ligação, do retorno de um email, alimentação em fast foods e tantas pequenas coisas do cotidiano.

Se ao enviar uma mensagem no celular por meio de um aplicativo e recebemos a confirmação de que a pessoa recebeu porém não respondeu imediatamente ao ler, gera uma ansiedade na pessoa que enviou e até no grupo em que está inserida na ocasião. Isso pode parecer engraçado quando comparamos a uma época onde passávamos um tempo escrevendo uma carta e sabíamos que demoraria dias para chegar até a destino e mais dias para recebermos a resposta.

Essa vida online aproxima pessoas em qualquer lugar do mundo (em que tenha sinal de internet, rs) porém pode ser o mesmo fator que traz a perda do contato pessoal com aqueles ao redor, porque uma tela pode se tornar mais atrativa do que está ali diante de nós.

Considero então este o perigo dessa vida online, o perigo do silêncio na mesa do jantar ou do bar com as pessoas que conseguimos reunir com mais facilidade por conta da tecnologia, mas que se não ficarmos atentos se tornam menos interessantes que uma tela.

Depois dessa longa conversa de 5 minutos o comentário final foi dizer para ela que eu precisava voltar para onde estava porque estava deixando a vida onLine para fazer o que gosto mais, ter contato, ter momentos (que sim, vou compartilhar em rede social) capazes de transformar a minha vida e me dar energia para voltar ao cotidiano, momentos de afetividade.

Por: Renata  

Nenhum comentário:

Postar um comentário