Translate

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Dizer não também é amor

Se todo dia é dia de aprendizado, não sei, mas alguns dias me acontecem algumas coisas que me levam a conclusão que realmente não somos os mesmos todos os dias.

Observei em uma visita rápida e uma conversa casual quantas vezes posso dizer não em um período tão curto.  A visita foi de um ser humano de dois anos de idade mas com uma capacidade imensa de me fazer feliz pelo simples fato de existir, meu afilhado.

Enquanto sua mãe e eu tentávamos manter uma conversa em meio suas travessuras e fofices perdi a conta de quantos nãos dissemos. Me coloquei no lugar dele e talvez se tivesse essa idade a única palavra que teria de cor seria o NÃO.

Não mexa nisso,  não é brinquedo, não faz assim, não perde a chupeta, não bate na madrinha, não pisa aí...

A medida que o tempo passa os nãos partem de outros protestos mas são firmes e até contraditórios, aos nossos sentimentos,  aos acontecimentos. Muitas vezes só surgem não porque bel prazer,  mas porque pode trazer a sensação de que só assim é possível proteger,  evitar os riscos, a queda, a dor.

E será mesmo que é possível evitar a dor,  se quando dizemos não pode ser a causa dessa sensação?
Se quando tentando evitar a dor posso eu mesma causa la em mim?

Dizer não também é amor, mas dizer sim nem sempre o é. É possível dizer tantos sim's durante apenas um dia.
O Sim já é positivo e muito mais aceito que o não, dizer sim pode trazer aceitação, muito mais companhias e até alegrias.

Um não pode anular todos os sim's que já foram ditos, colocar tudo a perder.
Mas tudo? Tudo que não foi verdade?
Sim, porque qualquer situação pode caber o não e se um coloca tudo a perder certamente a relação não foi real ou verdadeira. Era utopia.

O não pode ser liberdade tal como pode ser uma prisão.

Pode ser culpa ou perdão.

O Sim pode ser conveniência e o não,  o não pode ser mais amor do que é possível demonstrar e fica doendo, rondando os pensamentos repetidas vezes para convercer a mim mesma de que não dava pra ser diferente. Simplesmente amo e quando amo protejo e que mesmo me sentindo incompreendida suporto esse sentimento, mas não suportaria a culpa por ter dito sim, parecer boa moça mas no íntimo ter a certeza de que será esse o sim que trará o sofrimento tão próximo, quase simultâneo a sensação de tê lo recebido.

Por: Renata





2 comentários:

  1. Já me veio a música do Kit Abelha de fundo pra seu belo e relevante texto: "dizer não é dizer sim, saber o que é bom pra mim/não é so das um palpite". Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já me veio a música do Kit Abelha de fundo pra seu belo e relevante texto: "dizer não é dizer sim, saber o que é bom pra mim/não é so das um palpite". Beijos

    ResponderExcluir