Translate

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

ACORDA, NEGA! por Cris Couto

Fuga musical

Mandar para alguém uma letra de música ou uma parte comum da letra é bem comum. No geral, fazemos isso para dizer a alguém aquilo que não conseguimos dizer com nossas palavras. Um escudo: usar a palavra do outro em sua beleza, poeticidade e autoridade. Se a comunicação falhar, é por que não era bem aquele trecho da música, ou porque o refrão tinha duplo sentido. Garantias de face preservada.

As novas tecnologias já nos protegem do contato face a face. A música vai por mensagem, quando não vai apenas o link pela mensagem. Quantas vezes leio a letra ou sigo o link e fico polindo minha bola de cristal para adivinhar se devo considerar a letra inteira da música como mensagem. Será que é só um trecho? Se eu focar na estrofe errado isso poderá ser a paz ou a guerra. São tantos subentendidos que cercam mensagens de amor e vida que fogem numa pretensa e nublada comunicação.

Esquiva do olho no olho. As pessoas evitam sustentar na própria face o seu dizer. Não tenho olhos para dizer que amo? Não tenho boca para dizer que errei? Essa é uma maneira bastante poética de nos poupar de sentir, viver e responder frente ao outro pelos gestos e desejos que motivam nossas escolhas na vida.

Cris Couto, 21/11/2016

Sou Cris Couto: mulher, negra mãe e escritora. 
Publico no blog Flor do Dia: Coletivo do Bonde às quartas-feira
Gostou? Leia outros textos meus em:

https://www.facebook.com/Cris-Couto-580259572135712/

Um comentário: