Translate

domingo, 22 de janeiro de 2017

Família tradicional ou não?



Hoje ao passear com a cachorra de um amigo. Me deparei com uma coisa ao lado do prédio dele que me lembrou uma conversa que tive com um conhecido e me fez refletir: As imagens aqui postadas refere-se a coisa que ao meu ver é de uma beleza impar. Pensa se você está a caminhar sobre uma selva de pedra, tudo é concreto. E depara -se com uma bela casa antiga portão baixo cercada de plantas e ao lado dela o contraste de muros altos placas de estabelecimentos comerciais e prédios eu fiquei inebriada e pensei como é lindo a resistência, o tradicional isso me remeteu a minha época de infância na baixada do Rio de janeiro, minha casa quintal imenso cheio de árvores minha família reunida num domingo no almoço pra logo depois ir a igreja. Sim, da saudade e hoje isso está destruído pela modernidade em alguns lares. Primos, irmãos , tios que mal tem o que conversar e eram inseparáveis na infância; havia tanto amor que mal podíamos correr livres que tinha um tio , avó ou os pais nos agarrando pra nos declarar amor, ou pra pedir que fossemos a venda comprar algo pra eles (rs - quem nunca!) Tive uma conversa com um conhecido uma vez e ele reclamava realmente disso, ele tinha uma certa razão. Agora olhem de novo para estas fotos, reparem nas rachaduras desta casa, reparem nesse mato alto, um tereno perigoso de se pisar, estes vidros quebrados e telhas que podem desmoronar a qualquer momento, não há segurança apesar da beleza ela existe pra ser uma bela lembrança para muitos, mas não da mais pra residir aí só será possível se houver uma reforma e a privacidade e a paz do lar comprometida pelos altos prédios a sua volta também não seria mais um lar agradável. Esta é uma bela imagem do que era as antigas famílias e que hoje se olharmos com olhos de adultos apesar da beleza esquecemos de muitas coisas, lembro muito bem que minha família era linda mas minha mãe, minhas tias eram uma mulheres que deviam obediência aos maridos, que eles a agrediam por qualquer coisa lembro de ter visto muitos olhos marejados e não entender, já que a poucas horas atras todos estavam rindo e bebendo juntos, que tinham voltado da igreja e estavam maravilhados com a presença de Deus, então por que minha mãe, minhas tias, primas estavam sempre de cabeça baixa a chorar a sentir medo ou com uma expressão de dor que eu jamais saberei qual era a origem , mas hoje posso imaginar graças as mulheres que criaram força para não mais sofrerem e graças aos relatos que ouvi de algumas destas mulheres de minha família. E eu abro mão desta beleza que é o tradicional, por que jamais vou querer uma beleza aparente sustentada a perigo, insegurança, medo e feridas como está bela e maltratada casa, como foi e pode ser ainda boa parte desta minha "família linda", que com certeza irão negar sua história ou se envergonhar dela, mas eu não eu quero que cada vez mais pessoas possam se conscientizar que a família tradicional não é este mar de rosas, família é lindo desde que tenha amor, respeito e companheirismo, família construída a base de submissão,e coação pela força física sobre os seus integrantes nada mais é que uma ilusão e deve ficar no passado e não mais existir. Que venha a reforma e que a família seja sustentada pelo amor e ao demostrar respeito e companheirismo aos seus, teremos um reunião de domingo realmente bela e digna e não mais falsas aparências. Ame as pessoas pelo que elas são não pelo que quer que elas sejam, amar o filho que decidiu ser médico, o tio que é militar, o primo que é campeão em algum esporte que casou trabalha muito tem filhos é fácil, Mas o filho que decidiu ser jardineiro, o filho que quer cuidar do lar, a prima que quer estudar e viajar pelo mundo, a tia mãe solteira que trabalha muito e sustenta a casa, o irmão campeão de concurso de moda, a tia campeã em esportes esses são decepções estes não foi pra isso que foram criados. são estes que nunca vão aparecer no almoço de domingo e São estes a maioria de nós adultos das atuais gerações a família tradicional 'destruída'.

_Keila Almeida_
(E para quem não entendeu, não é um texto contra homens embora a maioria das famílias que tenham sofrido violência de qualquer tipo parte deles, não é um texto contra família é apenas uma conscientização do que muitos adultos de hoje que julgam uma perda tentem refletir se realmente querem que seus entes queridos voltem a sofrer ou se não esta na hora de parar de insistir e mudar isto para algo melhor e autêntico)

2 comentários:

  1. Quando criança quis saber a diferença entre casa e lar. Me explicaram que o lar é uma casa que abriga uma família e que uma casa é apenas uma construção.

    ResponderExcluir