Translate

quarta-feira, 19 de abril de 2017

O prazer é todo meu: a masturbação como instrumento do empoderamento feminino

Escritora convidada: Regis Pinheiro

No antigo Egito a masturbação era algo tratado com naturalidade, inclusive as mulheres, quando morriam, eram mumificadas e enterradas com dildos feitos de argila.
Se formos pesquisar sobre a masturbação feminina, encontraremos poucas informações, levando em consideração que, para os homens, existem mais referências. Mas, mesmo assim, vamos ver que a masturbação era algo comum entre vários povos e, também há quem não acreditava que era tão natural assim. Os Indianos, por exemplo, acreditavam que masturbação era deixar a força vital ir embora, como desperdício, assim eles criaram o sexo tântrico.
Após o cristianismo o ato de masturbar foi tratado como algo “pecaminoso”, proibido tanto para homens menos ainda para as mulheres.
Até hoje, no século XXI, apesar de termos mais informações, ainda acredito que para muitas mulheres esse assunto seja tabu. Foram muitos séculos de doutrinação para que, nós mulheres, entendêssemos que nossos corpos são para o prazer do outro e não para nós também.
Geralmente, descobrimos a masturbação na infância mesmo que sem cunho sexual é nessa fase que descobrimos nosso sexo. É na puberdade (salvo exceções) que vamos usar a masturbação como satisfação sexual e/ou curiosidade.
Para muitas meninas, esse ato vem com uma carga mais pesada, pois, além da herança religiosa, ainda há a carga construída socialmente quando nós somos criadas para nos “comportarmos” ou não encontraremos um marido: senta direito; não use roupas curtas, etc.
Primeiro existe o desejo, a vontade e quando conseguimos passar por essas barreiras, tentamos aprender mais sobre nossos corpos, como sentimos prazer.
Gosto de pensar que a masturbação feminina é um ato político. É o momento que descobrimos que podemos nos dar prazer, nos sentir vivas e ir contra todo esse peso social que nos é dado sem questionarmos. É o momento que nos fazemos pessoas reais, com desejos.
Ainda por vivermos numa sociedade patriarcal e muito machista, cabem para nós mulheres, nos permitimos esses pequenos (e por muitas vezes os melhores) prazeres, cabe para nós tomarmos esse ato como algo tão natural quanto comer ou beber.
Vamos sentir nossas vaginas, tocá-las, apalpá-las, esfregá-las, penetrá-las com dedos, com dildos, vibradores, friccionar o clitóris, pressionar a vulva, os pequenos lábios, os grandes, o capuz. Vamos sentir prazer! Porque até mesmo quando procuramos informações sobre nossas vaginas, essas informações não vêm acompanhadas das infinitas possibilidades de prazeres que podemos sentir. 

Regis Pinheiro, 19/04/2017
Acima de todos os gêneros, de sentimentos fluídos, apaixonada, de par com a mulher mais incrível do mundo e acreditando que vale a pena ser o que é.

2 comentários:

  1. Muito bom e que incrível esse lado da Régis escritora, se possível acrescente referências para achar os poucos materiais sobre masturbação feminina. E cá entre nós, nossa nossa esse final hem!

    ResponderExcluir